Muitas empresas se perguntam hoje qual a melhor forma de engajar e fidelizar o seu público com determinados produtos ou serviços. Não é novidade que para isso as mídias sociais são ferramentas essenciais.

Após alguns anos trabalhando com Marketing Digital, pude ver que o mais importante hoje não é ter uma estratégia de mídias sociais mas traçar uma boa estratégia de conteúdo. Quando a marca tem um plano claro e bem definido em torno da sua mensagem, todos os outro segmentos do marketing seguirão essa base. Ela será o melhor guia para os times de vendas, departamento de produção, esforços de marketing “off-line” e, por consequência, para as mídias sociais.

O desafio é encontrar o tipo de conteúdo e a mensagem que capture sua base de fãs de forma que eles se sintam instigados a engajar com a sua marca. Por engajamento eu quero dizer: Ouvir (ler) atenciosamente o que você tem a dizer e gostar tanto da sua história ao ponto de  querer compartilhar com amigos, participando também das discussões que você gerou.

Aqui estão algumas dicas para começar:

Entregue seu valor, não venda seu produto – Não espere vender seu produto através das mídias sociais, tenha como objetivo que elas transmitam os valores da sua empresa ou produto. Após uma identificação do usuário com a sua marca, a venda virá como consequência.

Comece um blog de 300 a 400 palavras – Certifique-se de incluir um blog no seu website e use o conteúdo dos seus posts nas mídias sociais como um convite. Peça para a sua equipe interna escrever sobre algo de que eles gostem, isso faz com que os funcionários se sintam parte da “cara” da empresa, além de facilitar a criação de conteúdo próprio. Use temas atuais, história da sua empresa, valores, vídeos, apresente funcionários e muito mais. Lembre-se de que ninguém conhece mais o seu produto ou serviço do que você e seus colaboradores.

Relevância é mais importante do que frequência – É melhor para você postar três vezes na semana com um conteúdo que instigue o leitor do que postar três vezes ao dia algo com que ninguém se importa.

Seja Humano – Encontre uma forma de levar a sua mensagem sem ser frio. Lembre-se de que todos nós somos bastante ocupados com trabalho, estudos, família mas somos seres humanos com valores e sentimentos. Fale diretamente para o coração da pessoa, transmita bons sentimentos através da sua marca, mostre acolhimento em suas palavras.

Tenha em mente que o seu público é sobrecarregado diariamente com conteúdo irrelevante em seu mural. Nas mídias sociais, eles não querem ver o quão maravilhoso é o seu produto, todos os dias, três vezes ao dia. Para a sua marca se destacar, você precisa conhecer bem seus fãs, o que eles querem ouvir e de que forma eles gostam de interagir com você. Analise as métricas que as próprias plataformas dispõem, verifique em quais tipos de posts eles se engajam mais com a sua marca, (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets, etc.) Faça vários testes e, aos poucos, faça filtros do que funciona e do que não funciona. E sempre ouça, ouça e ouça tudo o que eles têm a dizer.

Você concorda com o que acabo de expor?  Estou ansioso para ler a sua opinião abaixo!